A importância da investigação e da vigilância de vetores no Algarve

Nos últimos anos, o Algarve tem registado o aparecimento e estabelecimento de algumas espécies invasoras de insetos, entre as quais o "mosquito-tigre" e algumas espécies de vespas não autóctones. Estas espécies, além de se adaptarem com facilidade ao clima da região, podem representar riscos relevantes tanto para o equilíbrio ecológico, como para a saúde pública, nomeadamente por serem vetores de doenças emergentes.

Nesta sessão, a Dr.ª Rita Fernandes, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, irá apresentar o trabalho de monitorização, investigação e vigilância que está a ser desenvolvido em território nacional, com especial enfoque na região algarvia.

Trata-se de uma oportunidade para conhecer melhor os desafios que estas espécies colocam à saúde pública e como se estrutura a resposta das autoridades em termos de prevenção, controlo e informação à população.
Esta iniciativa integra o Programa da FAVA 2025 - Feira do Ambiente e Vegan do Algarve - uma feira de bem-estar única na região e uma referência nacional.
A inscrição não é obrigatória, mas ajuda-nos a preparar melhor o espaço e materiais. Para além disso, vamos sortear prémios pelos inscritos a cada 30 minutos durante toda a feira. Inscreve-te agora e no dia faz o Check-In de participação no Secretariado mais próximo. Podemos contar contigo?
Data
20 September 2025
Local
Palco Roxo
Horário
19:15 - 19:45
Idioma
Português
Bilhetes
Entrada gratuita

Como Ir À FAVA

Localização, Transporte, Estacionamento, Alojamento

A FAVA acontece no Parque Municipal de Loulé, é de circulação livre e tem várias entradas possíveis. Criámos um guia para te ajudar a chegar à FAVA, aproveitando os transportes públicos existentes ou oportunidades de boleia, e para saberes onde estacionar e ficar a dormir.

Mailing List

Recebe no teu email as mais importantes atualizações sobre cada FAVA.

Assinar